domingo, 26 de agosto de 2007

Sobre o jovem líder e o Jovem Líder

Se você não me conhece, aí vai o serviço: meu nome é Sérgio, mas muita gente me chama de Jota, Henrique, Rick ou Schüler, alguns ainda me conhecem por Dark (de DarkSpark), e apenas uma pessoa me conhece por Sete Quedas e uma outra por Chíler. Sei que só dizer isso não basta para conhecer ninguém, mas é um bom começo.

Há algum tempo tenho um blog, chamado Textorama, em que geralmente escrevo meus contos ficcionais e dou opiniões aleatórias sobre TV, cinema, música, enfim. Porém há algum tempo sinto a necessidade de escrever sobre um outro tópico - desenvolvimento de liderança - e absolutamente aquele não me parecia ser o lugar. Então aqui estamos, um novo blog, o Jovem Líder.

Essa necessidade de escrever sobre desenvolvimento de liderança vem principalmente de uma intensa experiência que vivo desde 2005 na AIESEC, uma organização que serve como plataforma de desenvolvimento de liderança para jovens.

Entrei na AIESEC em 2005 de uma maneira 100% aleatória: queria viajar para a Suécia, uma amiga minha (que não conhecia a AIESEC) disse pra mim que esse pessoal fazia intercâmbio (o que fazemos, mas apenas como um dos mais poderosos "módulos" nessa experiência de desenvolvimento de liderança) e eu me inscrevi. Descobri que a AIESEC não era só sobre intercâmbio, mas sim sobre desenvolvimento de liderança. Aí uma coisa levou a outra e acabei sendo eleito para Vice-Presidente de Desenvolvimento de Pessoas da AIESEC Porto Alegre para o ano de 2006. Aí no fim de 2006, já no final do meu termo na diretoria de Porto Alegre, me candidatei para ser do time de suporte da AIESEC no Brasil, o cargo é uma sigla praticamente infinita: NSL BPDF (National Strategy Leader of the Brazilian People Development Framework). Aí no meio de 2007 meu cargo mudou pra algo mais interessante, sou o líder do BTMU (Brazilian Talent Management Unit). E no ano que vem pretendo ser diretor nacional de gestão de talentos - se for eleito.

E então este blog será o lugar onde eu vou compartilhar as alegrias e frustrações no eterno caminho do desenvolvimento de liderança, as experiências, as pessoas que me influenciam, minhas metas para o futuro, compartilhar alguns recursos, fazer reflexões, enfim, falar sobre tudo relacionado a experiência do o que, por que e como da liderança.

PS: continuarei escrevendo contos no outro blog.

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.