quinta-feira, 30 de agosto de 2007

O poder do pensamento positivo (sem segredo algum)

Deixe-me lhe contar uma história da minha infância. Essa história é para ilustrar meu ponto, mas é 100% verdadeira:

quanto eu tinha lá meus 10 anos ou algo em torno disso, um grande fenômeno acontecia nas vizinhanças de toda cidade, locadoras de jogos que também funcionavam como fliperamas. Se você é um pouco mais velho ou ligeiramente mais novo, não sabe do que eu estou falando, então eis uma rápida explicação: essas locadoras de jogos funcionavam como nossas locadoras comuns de DVD, só que alugavam jogos para videogame (fitas, no caso). Porém, muitas não só alugavam os jogos, mas tinham videogames instalados para se alugar por hora, de modo que se você não tivesse o videogame, também podia curtir a coisa toda. Àquela época esse troço suplantou os fliperamos com diversas vantagens, mas a principal dela é que mesmo que você fosse muito ruim, só sairia dali quando acabasse seu tempo.

Eu tinha um desses videogames intermediários (algo como hoje é o PlayStation, o primeirão) e a locadora do meu bairro estava fazendo uma promoção que o vencedor levaria um videogame de última geração (algo como o PlayStation 3). Como minha família não tinha lá muitos recursos, depositei minha fé no concurso. A coisa toda era simples, a cada hora que você jogava na locadora, ganhava um cupom, botava na urna e concorria. Até aí ótimo. Falei da promoção para minha mãe e minha vó. Esta última, ligada numa dessas filosofias de vida orientais que diz que “pensamento cria”, me disse que se eu pensasse positivo, eu ganharia o videogame. Como é, se eu acreditar que vou ganhar eu vou ganhar?

Aquilo não me parecia tão ruim.

Acreditei que ganharia. Todo dia afirmava que iria ganhar. Estava no papo. O videogame seria meu, não restava dúvidas. Obviamente jogava minha uma horinha pra meter mais cupons e reforçar a corrente positiva. Eu estava tão confiante que ia ganhar, tinha tanta certeza, que no dia do sorteio levei uma mochila vazia nas costas para carregar o videogame numa boa. Papeis para o ar, o dono da loja pega um deles na mão. Ele lê o resultado.

Não ganhei.

Como? Eu tinha feito tudo certo, pensamento positivo e tudo.

Pois é, não ganhei.

Portanto, leitores do bombado “O Segredo”, livro que não li, mas sei que fala do poder “miraculoso” do pensamento positivo, cuidado quando acreditarem que pensamento positivo por si só pode resolver tudo. A mente é muito poderosa, mas um soco no queixo também o é.

Agora uma outra história, que fala como ser positivo pode ser a solução:

Estava eu na transição da diretoria da AIESEC Porto Alegre. Eu era o mais cru do bando que havia sido eleito para liderar a organização no ano de 2006 (aliás, o melhor ano da minha vida, ainda falarei sobre isso aqui), nunca tinha trabalhado de fato com gestão de talentos, mas estava lá, na cara e na coragem para ser o Vice-Presidente de Gestão de Talentos. A diretoria antiga nos propor fazer uma das partes da transição na praia - e lá fomos nós para o “belo” litoral gaúcho. Em um momento, precisamente no almoço, eles nos propuseram um joguinho, uma dinâmica boba, muito conhecida na AIESEC, que é assim:

uma pessoa escreve em etiquetas adesivas algum tipo de instrução, por exemplo “grite comigo”, “me peça opiniões”, “discorde de mim”, “me peça ajuda”, etc etc etc. Aí essas etiquetas são coladas nas testas da pessoa, sem que essas pessoas vejam o que está escrito em sua etiqueta. Aí todo mundo age com as outras pessoas de acordo com o que está escrito na testa dessa pessoa.

É bobo, eu sei, mas é divertido.

Então começamos a interação, notei que nunca ninguém me respondia, era como se eu não estivesse na sala. Demorou bem pouco para eu descobrir que na minha testa deveria estar escrito “me ignore”. Negativista e focado no problema que era então, apenas me calei e não interagi mais, pois sabia que não seria respondido. Quando me levantei para pegar mais comida, ao voltar ao meu lugar havia alguém sentado nele. Fui almoçar sozinho, meio entristecido pelo meu papel limitador.

Hoje, muito mais positivo e focado na solução, dou risada da minha patetice e da minha falha em enxergar uma oportunidade clara por só pensar que eu tinha um problema. Quem nunca pensou em ser invisível para aprontar por aí? Imagine o poder que eu tinha nas minhas mãos, eu seria ignorado fazendo QUALQUER coisa, ou seja, eu poderia passar a mão na bunda de alguém, tirar as calças, dançar, fazer cócegas - e eu nem precisaria me levantar para pegar comida, bastaria pegar no prato de alguém que estivesse do meu lado.

Qual a diferença entre as duas histórias? A primeira eu apenas pensei positivo e esperei que o sagrado deus do pensamento positivo me ouvisse, na outra (se eu tivesse feito algo) eu teria visto uma oportunidade positiva em uma situação em que a maioria acharia negativa e tomaria uma ação para aproveitar essa oportunidade.

Então, meus amigos leitores do “O Segredo” (e minha vó também), eis o meu desabafo:

- Pense positivo, mas acima de tudo aja positivo. Aproveitar as oportunidades que ninguém vê, esse é o segredo do pensamento positivo, não há nenhuma mística nisso.

Leia também: Desafio Happy Feliz Challenge

19 comentários:

  1. Esse post foi ótimo, você não tem idéia do que representou pra mim poder ler essas palavras.

    Agradeço a Deus por ter encontrado essa mensagem simples, clara e excelente valor.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. achei legal o comentario , mais como você mesmo falou , você não leu o livro , e é disso qu ele fala
    pensamento positivo , com atitude positivas , e a atitude positiva no seu casao foi o de pelo memos tentar ganhar - valeu!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bem...eu já passei por uma experiencia bem parecida com a sua, mas já em idade madura. Acho que na verdade estamos sempre com a mochila aberta, pronta pra levar o "video game" de ultima geração pra casa. Se voce pensar, não havia muita escolha em sua primeira experiencia. Voce agiu positivo. Mas eu te pergunto; estava ansioso né? Pelo que eu li..(e já li muitos livros de auto ajuda, inclusive o Segredo)..a ansiedade é meio que expressão de dúvida e quem duvida não está realmente acreditando que merece. Bem..se isso é verdade ou não eu não sei, mas vale a pena ponderar.

    Grande abraço e parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  4. Adorei!

    Simplesmente falou tudo!

    Pensa positivo mas aja!

    Abraço

    Fabiana

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua história! Só acho que vc errou num detalhe pra conseguir seu game... vc tem que acreditar que é seu mais não pode visualizar como vai vir até vc! tipo através do sorteio, garanto que depois vc ganhou o game não é? de algum familiar, esse é o segredo, vc tem que acreditar que virá, agora a forma que vai vir isso não está no seu controle, isso é fé convicta!!!

    ResponderExcluir
  6. A mente é incrível podemos fazer coisas espantosas se soubermos disciplinar-mos.

    O pensamento nos guia juntamente com nossas imagens mentais então tenha cuidado com o que depositas em sua mente.

    Deixo meu msn quem quiser add-me:
    vitta_last@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. concerteza tem que ter um pensamento positivo mais só isso não basta, também é preciso sentir.
    O sentimento é muito mais importante, não adianta pensa que
    já é seu e sentir ao contrário.

    ResponderExcluir
  8. Eu li «O Segredo» e muitos mais livros da área, acredite que podem modar a nossa vida, mas para isso temos de ter fé e mantermo-nos em «Alfa». Achei muito engraçada a tua história da AIESEC e mais engraçado ainda, é que não sei como aqui vim parar pois também conheço a AIESEC. Uma grande associaçao de estudantes, aqui em Portugal tem feito um trabalho excelente e agora está a faze-lo em Angola com um grupo de portugueses. Parabéns pela tua experiencia de vida.

    ResponderExcluir
  9. meu amigo, vc. tinha que ler o livro O Poder do pensamento positivo", porque se ele nao te servisse para transmitir palavras positivas, pelo menos iria te servir para te livrar do vicio dos jogos.

    ResponderExcluir
  10. Vivemos pura e simplesmente para escrever nosso livro da vida, ter confiança, fé em nós mesmos, nos trai auto estima, e pensamento positivo atrai soluções criativas, o conselho para suplementar esse assunto é si existe um problema também existe solução, quando tiver um problema pense positivo, busque uma solução

    ResponderExcluir
  11. eu as vezes acho isto um pouco confuso. concordo em parte com o que escreveste, umas vez que na primeira história não podias fazer muito não é? como era um sorteio...ou sai ou nao sai! eu acho que houve um pouco de duvidas alguma coisa nao correu bem nos pensamentos, ou tambem é preciso ter a noção que as coisas nao podem estar limitadas quando pensamos. CRIA, IMAGINA, SENTE. acho que essas são palavras chave.

    eu ja usei as tecnicas do segredo inconscientemente! quando queria alguma coisa pensava nela, imaginava-me com ela e algum tempo depois eu tinha essa coisa! assim que me lembre aconteceu me umas 3 vezes! quando queremos uma coisa nao deviamos por uma data...mas sim deixar. simplesmente pensar e deixar as coisas acontecerem...quando tiver na hora certa as coisas acontecem. Aconteceu comigo...eu nao me consigo lembrar quanto tempo demorei ate ter as coisas que queria...mas uma coisa tenho a certeza, nenhuma delas foi o mesmo "tempo de espera". Eu nao tava a espera e as coisas aconteceram! eu vou vos dar um exemplo...Quando era miudo eu queria um computador,(como muitas crianças). na altura eu nao tinha e os computadores nao eram muito baratos ha muitos anos atras como todos sabem...entao eu imaginava me num...eu tinha uma almofada com a forma de um computador hehe entao eu as vezes olhava pra ela e pensava " ah um computador!" fazia isso vezes e vezes, eu tinha apenas 9 anos algo assim hehe nao fazia ideia da lei da atracção! ate que depois uma tia minha diz "olha ha uma promoção para quem quer um computador", mas tem de fazer um concurso e pagam apenas 10% do computador! entao aproveitei essa oportunidade e actualmente eu tenho nao 1 MAS 5 computadores em casa!!! outras coisas aconteceram mas essa foi a que me marcou mais e entao era um prazer partilhar com voces. PEDIR e ACREDITAR E ESPERAR hehe é a soluçao! sei k nao temos muita vontade de esperar porque QUEREMOS AGORA e quando nao temos na hora ficamos aborrecidos e tristes etc...é uma coisa muito do homem hehe acontece comigo também mas depois tento logo mudar :D

    ResponderExcluir
  12. kkkk a primeira história foi fabulosa! acho q já aconteceu com muitos.Muito bom este post

    ResponderExcluir
  13. Excelente post,parabéns !

    ResponderExcluir
  14. Queres?! Tens que correr atrás!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Tem um livro muito bom, sobre o assunto segue a dica
    www.opoderdacerteza.com.br

    ResponderExcluir
  16. hahahahaha quem escreveu esse post com certeza nunca leu o segredo,soh ouviu falar.Se fosse soh crer que vai ser sortiado,vc apostaria em todas mega sena e estaria milionario.Tem que ter visualização e sentimento,não basta soh acreditar.Vai ler o livro...Eh como vc imagina na sua mente,as cenas,os movimentos...

    ResponderExcluir
  17. Entrei com uma ação de despejo contra uma inquilina que, além de não pagar o aluguel havia meses, não pagava o condomínio e taxa de luz. Pensei que o processo levaria mais de ano para ter solução. Aí li o Segredo e, dois meses depois da distribuição do processo, a inquilina saiu do imóvel e fez proposta de acordo para pagar o que devia. Coincidência ou não, deu certo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.